sábado, 14 de março de 2009

Vamos aplaudiiiir! - Maísa


"Opa, tô bêbada!", "pode...colocar na bunda?", "a ligação tá ruim, tá ótima, tá ruim, tá ótima...", "eu sou apresentadora de primeira classe".
Essas são algumas das inconfundíveis pérolas da mais jovem e afiada apresentadora da televisão brasileira: Maísa Sílvia Andrade. Uma garota vinda de São Bernardo do Campo, de 6 anos, que comanda 2 programas no SBT e faz participações em mais um, além do sucesso no youtube; e tudo começou com um presente de aniversário. "Cuma?!"
A história é o seguinte: no seu aniversário de 3 anos, Maísa pediu aos pais para conhecer o apresentador Raul Gil e, além do presente, virou caloura do programa. Começou dublando músicas de Ivete Sangalo, Rouge e Wanessa Camargo, logo já cantava de verdade e acabou se tornando assistente de palco.
Então, com sua ampla visão empreendedora de sempre, Sílvio Santos reconheceu o talento da pequena e a trouxe para o SBT, em 2007. Maísa passou a comandar o "Sábado Animado", programa infatil recheado de desenhos onde o público também interage por meio de brincadeiras por telefone, dirigido por Sílvia Abravanel. Nos primeiros programas, Sílvia ajudava a menina e sua voz a guiava, principalmente quando Maísa se sentia perdida e não sabia o que falar. A garota, no começo, era muito afiada, não perdia uma oportunidade de se exibir ("Benhê, eu sou cantooora"), esquecia o que tinha que dizer, se embananava toda nos telefonemas, tropeçava, etc. Desse modo, virou sucesso na internet, com vários vídeos no youtube.
Com o tempo, foi se acostumando com a TV e conseguiu alguns feitos: ganhou, no ibope, da Xuxa, começou a apresentar também o "Domingo Animado" e recebeu um quadro no "Programa Sílvio Santos", onde diverte o público respondendo perguntas de todos os tipos.
A aparência de Maísa é baseada em Shirley Temple, a maior estrela mirim de todos os tempos, que marcou os EUA na década de 30. Shirley ficou marcada no cinema americano (estrelou mais de 40 filmes e até ganhou um "Oscar especial" aos 6 anos de idade!); seu sucesso foi tanto que até o presidente Roosevelt lhe agradeceu, na época da crise, "por ter feito a América atravessar a Grande Depressão com um sorriso".
Maísa, apesar da idade, inocência e uma ligeira arrogância, é uma criança de inegável talento, com personalidade firme e marcante, uma das faces fortes do SBT.
Estamos apresentando...
Tereziiinhaaa

domingo, 8 de março de 2009

Como é, Lombardi? - "Sayonara" Geovanna

A bela moçoila Geovanna Tominaga se despediu do comando da "TV Globinho" (atração infantil recheada de desenhos animados que preenche as manhãs da Globo), apresentando seu último programa neste sábado (7/03). A japa é de São José dos Campos, tem 28 anos e, logo com 12, já estava na TV. Começou como assistente da Angélica por todas as emissoras que passou (Manchete, SBT e Globo), participou da Malhação, do programa "Sandy e Júnior", de clipes, etc; até sossegar na TV Globinho em 2002. Em 2004 começou a apresentar o "Vanguarda Mix", um programa de entrevistas voltado para o público jovem, transmitido pela TV Vanguarda.
Porém, sua história de quase 7 anos no programa global chegou ao fim. Sua apresentação sempre foi carismática, além de enriquecida com histórias da cultura japonesa e dicas sobre escola e brincadeiras.
"Hoje foi o meu último dia no programa. A partir de amanhã, uma nova galera assume o comando da Tv Globinho. Confesso que já estou sentindo saudade de vocês. Foram quase 7 anos dando o meu “ohayo”! - bom dia! - ensinando um pouco sobre a cultura japonesa, sobre a nossa história, dando dicas pra galerinha....Além da diversão, claro. Vou sentir muuuita falta. Mas não pensem que eu estou triste, não. Tenho certeza que a turma que tá chegando vai cuidar muito bem de vocês".
Em seu lugar, um time de atores globais fará as manhãs da criançada. São nomes como Gustavo Leão, Mariah Rocha, Rafael Almeida, Ícaro Silva, Marco Antônio Gimenez e Milena Toscano.
O Tereziiinhaaa volta já já...

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Como é, Lombardi? - TV Cultura desfalcada


A apresentadora e jornalista Lillian Witte Fibe deixará o programa "Roda Viva", da TV Cultura, o qual está comandando desde junho de 2008.
A atração é um programa de entrevistas famoso na emissora. O convidado fica sentado numa cadeira no meio do cenário e, em volta dele, vários profissionais, de diferentes áreas, além da chefa, se posicionam em bancadas, de ondem fazem perguntas. Com um cenário genial desses, não tem como o programa não fluir, certo? Bem, parece que não.
Lillian se diz insatisfeita com o nível dos entrevistados: "Os entrevistados estão pobres. Quem está sentando naquela cadeira não tem nada a dizer ao telespectador. Fico com vergonha. Aquilo lá está um sonífero. Nem o Markun consegue assistir." Paulo Markun é o presidente da Cultura; ele prometeu melhoras, mas parece que essas ainda não chegaram.
Apesar de tudo, a emissora agradeceu à apresentadora pela dedicação assumida no programa e desejou sucesso em seu futuro profissional.
Tereziiinhaaa...

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Vamos aplaudiiiiir!



Como diria Raul Gil: "vamos aplaudiiiiir", um espaço que presta homenagens aos apresentadores brasileiros de verdadeiro talento. E para inaugurar, vamos de mulher bonita, né? Com vocês, ela, chegando de táxi, Angélica!


Aos 4 anos, Angélica Ksyvickis (mais difícil que três tigres tristes né) Huck, nascida na cidade de Santo André, em 30/11/1973, venceu o concurso de criança mais bonita do Brasil, realizado no programa do Chacrinha, e se tornou uma modelo infantil requisitada (aiaiaiuiui). Aos 13, começou sua carreira na extinta TV Manchete, no programa infantil "Nave da Fantasia", onde contava com as "angeliquetes", nomes como Camila Pitanga e Giovanna Antonelli. Mas foi com o "Clube da Criança" que a loira estourou e se tornou um dos principais nomes da emissora. Lá, também comandou o programa musical "Milk Shake".
Em 1993, o homem do baú reconheceu seu talento e disse: "vem pra cá, ôe!". No SBT, apresentou a "Casa da Angélica", onde, além dos desenhos animados, contava com vários quadros humorísticos em que imitava artistas: "Anjôlica"(Jô Soares), "Angelicastrid"(Astrid); também fazia o "Taxista Bernadão", que recebia celebridades em seu automóvel. Depois apresentou o "Passa ou Repassa" e a "TV Animal".
Angélica foi para a Globo em 1996, com o programa "Angel Mix". A atração começou apenas com meia hora de duração, sendo exibida depois da "TV Colosso". Mas, à partir de janeiro de 1997, ganhou a manhã inteira, das 8h30 às 11h30 (loirinha arretada, não?). O programa contava com atrações musicais, gincanas entre duas equipes e brincadeiras com crianças. Logo depois, vinha o "Caça Talentos" (1996-1998), onde a loira interpretava a Fada Bela (eeeee saudade, hein geração 90?). Também fez o "Flora Encantada" (1999-2000).
No fim da década, Angélica estreou o "Bambuluá", que não fez sucesso.
Desde 2001, a apresentadora comanda o "Videogame", quadro vinculado ao "Video Show", que mostra divertidas competições entre famosos durante a semana, na hora do almoço. Entre 2002 e 2006, Angélica apresentou o programa "Fama", comandando ao vivo uma disputa semanal entra vários participantes que pretendiam se tornar cantores. Em abril de 2006, a bela começou o "Estrelas", programa, exibido nas tardes de sábado, que tráz gostosas entrevistas com famosos, cada uma mostrando uma experiência e um cenário diferentes para o convidado.
Além da televisão, a loira também tem marcas na música (quem não se lembra de "Vou de Táxi"?) e no cinema ("Um Show de Verão", "Zoando na TV", etc...)
Angélica é uma artista de inegável desenvoltura frente as câmeras: fala bem, é divertida, tráz energia e bem-estar a qualquer atração em que está no comando e, como bônus, é muito bonita. Então, "vamos aplaudiiiiir"!
Tereziiinhaaa...

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Como é, Lombardi? - Faustão reclama no ar e SBT tenta renovação


Ô loco, meu!
O "glorioso" apresentador Fausto Silva reclamou de sua produção, ao vivo e a cores, no "Domingão do Faustão". A produção do programa tem o costume de, nos bastidores, formular perguntas para a platéia fazer aos convidados do palco. Até aí tudo bem, mas o que deixou Faustão perturbado foi ter flagrado a produção ensaiando as questões com o auditório, o que rendeu a seguinte frase no ar, em tom de indignação: "Vocês ensaiaram."
Sílvio Santos vem aí
O SBT estreiará mais 3 programas em 2009, na busca da recuparação da vice-liderança roubada pela Record, todos baseados em formatos americanos, pra variar. "Quem Tem Razão Ganha Mais" é um telebarraco, o qual já teve o piloto gravado com a apresentadora Christina Rocha, que comandou bem a atração e deve ser contratada. Por falar em telebarraco, outra notícia é a saída da apresentadora Regina Volpato (líder do "Casos de Família") do SBT: a ruiva irá para a Record.
Os outros programas são ambos de formato reality show; "Dez Anos Mais Jovem", versão brasileira do programa da Discovery Home and Health, será apresentado por Ligia Mendes (atual apresentadora do "Astros") e é dedicado a quem quer mudar o visual. Uma pessoa será escolhida para ficar dentro de uma caixa de vidro, a prova de som, que estará localizada nos pontos mais movimentados de São Paulo. Quem chegar perto poderá opiniar sobre o visual e a idade do candidato; depois, um grupo de especialistas de beleza promoverá uma transformação na estética do participante, com o objetivo de rejuvenescê-lo.
Completando a lista, o reality "Esquadrão da Moda" (também de origem na Discovery Home and Health), que ainda não tem a dupla de apresentadores definida, abordará a avialação, feita por dois especialistas da moda, de uma pessoa mal vestida. Esta sofrerá uma mudança no visual.
Espera um pouco, os temas dos realitys não se parecem um pouco (oO)? Originalidades à parte, o homem do baú é quem manda.
Logo depois dos reclames do plim plim, o Tereziiinhaaa tá de volta...

domingo, 8 de fevereiro de 2009

O melhor amigo do apresentador


Marlene: Você viu como o Zeca fala bonito no "Fantástico", Odete?
Odete: Eu reparei, Mah. Como ele decora aquilo tudo?
Marlene: Sei lá. Mas ele fica uma gracinha com aquele cabelo meio Sidney Magal.
Então, querida D. Odete, nem tudo o que o Zeca Camargo e a maioria dos apresentadores, principalmente de estúdio, falam é decorado. Na verdade, eles têm um grande aliado no processo de comunicação em frente as câmeras, o "Teleprompter".

O popular "TP", que chegou no Brasil em 1972, é um aparelho que permite aos apresentadores de tv lerem seus textos sem desviar os olhos da câmera. Mas como isso funciona? A ideia é simples:

  • Um monitor é fixado na câmera, num ângulo de 90º em relação ao seu eixo.
  • Nele, um software de computador (que pode ser baixado na internet) gera o texto a ser lido pelo apresentador.
  • Este texto tem sua imagem refletida num espelho montado num ângulo de 45º com relação à lente da câmera. Além disso, a semitransparência do espelho permite a quase total captação da luz pela câmera, não causando grandes danos à fotografia do programa.
  • O comunicador lê um texto que está exatamente no lugar da lente, o que possibilita a permanência do olhar do apresentador para o público.
  • Esse texto é "rodado" pelo operador de TP, que trabalha na velocidade do apresentador. As superfícies espelhadas têm, geralmente, 20cm de largura por 25cm de altura, onde comportam de 4 a 7 linhas de texto (5 palavras por linha, aproximadamente), o que pode ser alterado pelo tamanho da fonte.

É importante não utilizar de forma constante o TP em closes ou planos muito próximos do apresentador, pois o movimento de seus olhos (leitura da esquerda para direita) pode ser notado e a sensibilidade com o telespectador, perdida. Além disso, em entrevistas ou em programas de auditório, o comunicador deve saber não exagerar no uso do aparelho, de modo a olhar bastante para a plateia ou para o entrevistado durante a atração.

O teleprompter foi inventado para o aumento da naturalidade dos apresentadores perante os espectadores, mas mesmo assim, muitos não optam por sua ajuda. Grandes apresentadores da televisão brasileira ainda preferem suas próprias anotações em fichas ou qualquer pedaço de papel, utilizam cartazes do lado da câmera ou até escutam, por um ponto no ouvido, um áudio de sua fala gravada antariormente, e vão repetindo o discurso.

Neste link : http://www.metacafe.com/watch/878248/teleprompter_diy/ , você tem um exemplo mais claro de como funciona o aparelho e aprende a fazer seu próprio TP por menos de 50 dólares. "Mas que pechincha, ôe!"

Tereziiinhaaa...



quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Mais do que nunca, com vocês, o glorioso...Quem? - João Victor e Gabriela França

Aqui no Tereziiinhaaa também tem espaço para os "novos" comunicadores da televisão brasileira, aqueles apresentadores menos conhecidos, mas que sabem mostrar muito bem todo o seu talento na frente das câmeras.É o caso de João Victor D´Alves e Gabriela França, apresentadores do programa "Pé na Rua", da TV Cultura.
Hoje com 26 anos, João começou na televisão fazendo comercias aos 6 anos de idade; depois foi para o programa "Ra-Tim-Bum" (também da Cultura), em 1989, e atuou em "Feliz Ano Velho", da TV Manchete, no mesmo ano. É ator formado pela Escola de Teatro Ewerton de Castro, atuando em diversos espetáculos, como a montagem de "Theckov e a Humanidade" (direção de Antônio Abujamra e Hugo Rodas).
Gabriela, atualmente com 17 anos, participava de comercias desde os 3. Em seu currículo, estão presentes "Sandália da Xuxa", "Coca-Cola", "Barbie", etc. Antes do "Pé na Rua", trabalhava no programa "Patrulha Nick", do canal por assinatura Nickelodeon.
Ambos são apresentadores muito dinâmicos e divertidos, coordenam o programa de uma forma veloz e agitada (às vezes até pegam na câmera e a balançam para enfatizar essa idéia), falam em alto e bom tom, dando a impressão de que tudo o que dizem é sensacional!

Eu gosto de coisas variadas. Mas se fosse para escolher dava teatro na cabeça. Gosto também de dia de sol, de praia e de literatura. Quando não tem nada para ler eu leio até bula de remédio... Vê se pode?
João Victor

Quer saber o que eu mais gosto? Bom... Computador, adoro balada, amo dançar e gosto de boxe. É... É verdade! Já treinei boxe, mas sou super da paz, viu?
Gabriela

O "Pé na Rua" apresenta tudo o que acontece de melhor em termos de teatro, cinema, música, literatura e eventos na cidade de São Paulo, além de conversar com os jovens, na rua, sobre diversos assuntos: pais, micos, viagens, tribos, etc. O programa já tem 1 ano e vai ao ar de segunda à sexta às 12h30, com reprise às 19h20.
Na minha opinião, é um ótimo programa, com diversão e cultura na medida certa. Nesse link do youtube (http://br.youtube.com/watch?v=j-3G2zlN4PM) você pode conferir uma matéria (sobre estagiários, principalmete do ramo audiovisual) do "Pé na Rua" e conhecer o trabalho dos jovens apresentadores.

O Tereziiinhaaa volta já já, não sai daí!

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Como é, Lombardi? - Nova Band 2009


"Como é, Lombardi?" é o quadro em que você se informa sobre as notícias do mundo profissional dos apresentadores de tv. E pra estreiar esse quadro aqui no "Tereziiinhaaa", vamos falar dos comunicadores da Bandeirantes.

O negócio é que a emissora anunciou nesta quarta-feira (28/01), em evento promovido na Daslu, sua nova programação para 2009. Um dos destaques é a estreia de Adriane Galisteu no horário nobre. É isso mesmo, a loira, ex-apresentadora do "Charme" (SBT) terá um programa ao vivo chamado "Nas Noites de Sexta", que está previsto para ser lançado em março.
Outra notícia é o possível final de contrato de Daniela Cicarelli. Ela começou na emissora apresentando o programa "Quem Pode Mais"; atualmente está participando do "Band Folia", junto de outros apresentadores como Luiza Brunet, mas, durante o evento, seu nome nem foi mencionado para a grade deste ano.
O "CQC" também anunciou novidades: a primeira aposta eh o quadro "A Liga", onde 4 jornalistas incorporam personagens para mostrar diferentes visões da mesma realidade; já em "E24", é tratado o trabalho de uma equipe num hospital público, em formato de reality show.
Fora do evento, outra notícia que tange a Band é a possível recontratação de Márcia Goldschmidt pelo SBT, que aceita pagar a multa de rescisão de contrato.
Estamos apresentando....
Tereziiinhaaa





terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Ficou na História: Chacrinha


Esse é o quadro "Ficou na História", onde você conhece o trabalho de grandes apresentadores que já não estão mais na telinha. E pra iniciar em grande estilo, vamos falar da inspiração do blog, inclusive, autor do nome: José Abelardo Barbosa de Medeiros, o Chacrinha.

Nascido no dia 20/01/1916, na cidade de Surubim (PE), e morto em 30/07/1988, Chacrinha, como grande parte dos apresentadores brasileiros, começou no rádio. Foi numa chácara em Icaraí, trasmitindo (vestido apenas com uma cueca e um lenço na cabeça) pela Rádio Clube de Niterói, que Chacrinha começou a dar seus primeiros passos, e é daí que vem seu apelido. Depois disso, seu histórico de rádios só fez aumentar, passando por nomes como: Rádio Clube de Recife (1935), Rádio Tupi (1940), Rádio Guanabara (1940), Rádio Tamoio (1946) - onde apresentava o programa "Cassino do Chacrinha"-, Rádio Globo (1947) e, finalmente, voltando para a Rádio Tupi, com o programa "Rancho Alegre".
"Rancho Alegre" foi também o programa que marcou sua estreia na televisão, acontecida em 1957, pela Emissora Tupi, no qual o "Velho Guerreiro" se apresentou vestido de xerife. Seu sucesso foi tanto que, no mesmo ano, a TV Tupi o colocou na "Discoteca do Chacrinha".
Com o tempo, Chacrinha trabalhou nas emissoras TV Rio, Bandeirantes e Rede Globo, com os programas "Buzina do Chacrinha" e "Cassino do Chacrinha".
Chacrinha ficou marcado por seu estilo totalmente novo e irreverente, onde vestia roupas e acessórios espalhafatosos como um enorme discador de telefone pendurado no pescoço, roupas super coloridas e brilhantes, chapéus imensos, além de sua inseparável buzina. Em seus programas, a atração principal era o show de calouros, onde estava sempre acompanhado das famosas e sensuais chacretes. Também foi responsável pela aparição e divulgação de grandes nomes da MPB, além de contribuir para o crescimento do tropicalismo; "Acima de tudo, tentei dar ao meu programa um aspecto tropical, nordestino", explicava Chacrinha.
Sua marca na comunicação brasileira parece ser eterna, devido à inconfundível personalidade que criou com suas frases célebres: "Quem não se comunica, se trumbica!", "Eu vim pra confundir e não para explicar", "Vocês querem bacalhau?", "A melhor lua pra se plantar mandioca é a lua-de-mel", "Tereziiiinhaaa".
Com tanto sucesso, o "Velho Guerreiro" foi líder de audiência por 3 décadas! Em 1987, recebeu o título "Honoris Causa" da Faculdad de Cidade e foi homenageado no carnaval pela Escola de Samba Império Serrano, com o tema "Quem não se comunica, se trumbica!"
Chacrinha encontrou seu fim em 30 de julho de 1988, em sua casa na Barra da Tijuca. Estava com 70 anos e sofreu um infarto no miocárdio somado a uma insuficiência respiratória (tinha câncer no pulmão). Em seu enterro, esteve presente uma multidão de 30 mil pessoas, uma amostra do grande amor do povo brasileiro por esse nordestino.
Para mais informações da vida, principalmente pessoal, do "Velho Guerreiro", recomendo o especial da Rede Globo "Por Toda A Minha Vida - Chacrinha" (direção de Pedro Vasconcelos e apresentação de Fernanda Lima), exibido em julho de 2008, mas que pode ser assistido no youtube; e a biografia do mestre: "Quem não se comunica, se trumbica" (1997), escrita por sua viúva Florinda Barbosa.
"Ele era maravilhoso. Foi sem dúvida o maior gênio da tv brasileira. O velho sabia de tudo, era o painho. Trabalhávamos na base do improviso e no final do programa ele dizia: "aquilo deu certo Elke, mas aquela outra piada não pegou". Ninguém nunca vai esquecer."
Elke Maravilha

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Alô Tereziiinhaaa!

"Tereziiinhaaa", "domingoooo", "loucura,loucura,loucura", "gracinha", "vamos aplaudiiir", "ai ai ai ui ui", "olha isso"...Sem dúvida você já escutou esses bordôes, milhares de vezes, na programação da tv brasileira e reconhece rapidamente quem são seus autores. Os responsáveis por essa fixação na sua memória são os apresentadores de tv, aquela pessoa que faz você identificar de cara a qual programa está assistindo e estabelece um contato humano entre você e sua televisão. Esse blog pretende estudar tudo o que gira em torno dessa profissão, analisando a personalidade e o estilo de trabalho de apresentadores famosos, dando espaço também aos menos conhecidos, informando sobre cursos e oportunidades de trabalho nessa área, além de garantir as notícias desse mundo. Então, "õ da poltrona", "vem pra cá,ôee" e "veeeeja"! Ah, e se quiser comentar alguma coisa, "fala garoto, garota!"