segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Como é, Lombardi? - TV Cultura desfalcada


A apresentadora e jornalista Lillian Witte Fibe deixará o programa "Roda Viva", da TV Cultura, o qual está comandando desde junho de 2008.
A atração é um programa de entrevistas famoso na emissora. O convidado fica sentado numa cadeira no meio do cenário e, em volta dele, vários profissionais, de diferentes áreas, além da chefa, se posicionam em bancadas, de ondem fazem perguntas. Com um cenário genial desses, não tem como o programa não fluir, certo? Bem, parece que não.
Lillian se diz insatisfeita com o nível dos entrevistados: "Os entrevistados estão pobres. Quem está sentando naquela cadeira não tem nada a dizer ao telespectador. Fico com vergonha. Aquilo lá está um sonífero. Nem o Markun consegue assistir." Paulo Markun é o presidente da Cultura; ele prometeu melhoras, mas parece que essas ainda não chegaram.
Apesar de tudo, a emissora agradeceu à apresentadora pela dedicação assumida no programa e desejou sucesso em seu futuro profissional.
Tereziiinhaaa...

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Vamos aplaudiiiiir!



Como diria Raul Gil: "vamos aplaudiiiiir", um espaço que presta homenagens aos apresentadores brasileiros de verdadeiro talento. E para inaugurar, vamos de mulher bonita, né? Com vocês, ela, chegando de táxi, Angélica!


Aos 4 anos, Angélica Ksyvickis (mais difícil que três tigres tristes né) Huck, nascida na cidade de Santo André, em 30/11/1973, venceu o concurso de criança mais bonita do Brasil, realizado no programa do Chacrinha, e se tornou uma modelo infantil requisitada (aiaiaiuiui). Aos 13, começou sua carreira na extinta TV Manchete, no programa infantil "Nave da Fantasia", onde contava com as "angeliquetes", nomes como Camila Pitanga e Giovanna Antonelli. Mas foi com o "Clube da Criança" que a loira estourou e se tornou um dos principais nomes da emissora. Lá, também comandou o programa musical "Milk Shake".
Em 1993, o homem do baú reconheceu seu talento e disse: "vem pra cá, ôe!". No SBT, apresentou a "Casa da Angélica", onde, além dos desenhos animados, contava com vários quadros humorísticos em que imitava artistas: "Anjôlica"(Jô Soares), "Angelicastrid"(Astrid); também fazia o "Taxista Bernadão", que recebia celebridades em seu automóvel. Depois apresentou o "Passa ou Repassa" e a "TV Animal".
Angélica foi para a Globo em 1996, com o programa "Angel Mix". A atração começou apenas com meia hora de duração, sendo exibida depois da "TV Colosso". Mas, à partir de janeiro de 1997, ganhou a manhã inteira, das 8h30 às 11h30 (loirinha arretada, não?). O programa contava com atrações musicais, gincanas entre duas equipes e brincadeiras com crianças. Logo depois, vinha o "Caça Talentos" (1996-1998), onde a loira interpretava a Fada Bela (eeeee saudade, hein geração 90?). Também fez o "Flora Encantada" (1999-2000).
No fim da década, Angélica estreou o "Bambuluá", que não fez sucesso.
Desde 2001, a apresentadora comanda o "Videogame", quadro vinculado ao "Video Show", que mostra divertidas competições entre famosos durante a semana, na hora do almoço. Entre 2002 e 2006, Angélica apresentou o programa "Fama", comandando ao vivo uma disputa semanal entra vários participantes que pretendiam se tornar cantores. Em abril de 2006, a bela começou o "Estrelas", programa, exibido nas tardes de sábado, que tráz gostosas entrevistas com famosos, cada uma mostrando uma experiência e um cenário diferentes para o convidado.
Além da televisão, a loira também tem marcas na música (quem não se lembra de "Vou de Táxi"?) e no cinema ("Um Show de Verão", "Zoando na TV", etc...)
Angélica é uma artista de inegável desenvoltura frente as câmeras: fala bem, é divertida, tráz energia e bem-estar a qualquer atração em que está no comando e, como bônus, é muito bonita. Então, "vamos aplaudiiiiir"!
Tereziiinhaaa...

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Como é, Lombardi? - Faustão reclama no ar e SBT tenta renovação


Ô loco, meu!
O "glorioso" apresentador Fausto Silva reclamou de sua produção, ao vivo e a cores, no "Domingão do Faustão". A produção do programa tem o costume de, nos bastidores, formular perguntas para a platéia fazer aos convidados do palco. Até aí tudo bem, mas o que deixou Faustão perturbado foi ter flagrado a produção ensaiando as questões com o auditório, o que rendeu a seguinte frase no ar, em tom de indignação: "Vocês ensaiaram."
Sílvio Santos vem aí
O SBT estreiará mais 3 programas em 2009, na busca da recuparação da vice-liderança roubada pela Record, todos baseados em formatos americanos, pra variar. "Quem Tem Razão Ganha Mais" é um telebarraco, o qual já teve o piloto gravado com a apresentadora Christina Rocha, que comandou bem a atração e deve ser contratada. Por falar em telebarraco, outra notícia é a saída da apresentadora Regina Volpato (líder do "Casos de Família") do SBT: a ruiva irá para a Record.
Os outros programas são ambos de formato reality show; "Dez Anos Mais Jovem", versão brasileira do programa da Discovery Home and Health, será apresentado por Ligia Mendes (atual apresentadora do "Astros") e é dedicado a quem quer mudar o visual. Uma pessoa será escolhida para ficar dentro de uma caixa de vidro, a prova de som, que estará localizada nos pontos mais movimentados de São Paulo. Quem chegar perto poderá opiniar sobre o visual e a idade do candidato; depois, um grupo de especialistas de beleza promoverá uma transformação na estética do participante, com o objetivo de rejuvenescê-lo.
Completando a lista, o reality "Esquadrão da Moda" (também de origem na Discovery Home and Health), que ainda não tem a dupla de apresentadores definida, abordará a avialação, feita por dois especialistas da moda, de uma pessoa mal vestida. Esta sofrerá uma mudança no visual.
Espera um pouco, os temas dos realitys não se parecem um pouco (oO)? Originalidades à parte, o homem do baú é quem manda.
Logo depois dos reclames do plim plim, o Tereziiinhaaa tá de volta...

domingo, 8 de fevereiro de 2009

O melhor amigo do apresentador


Marlene: Você viu como o Zeca fala bonito no "Fantástico", Odete?
Odete: Eu reparei, Mah. Como ele decora aquilo tudo?
Marlene: Sei lá. Mas ele fica uma gracinha com aquele cabelo meio Sidney Magal.
Então, querida D. Odete, nem tudo o que o Zeca Camargo e a maioria dos apresentadores, principalmente de estúdio, falam é decorado. Na verdade, eles têm um grande aliado no processo de comunicação em frente as câmeras, o "Teleprompter".

O popular "TP", que chegou no Brasil em 1972, é um aparelho que permite aos apresentadores de tv lerem seus textos sem desviar os olhos da câmera. Mas como isso funciona? A ideia é simples:

  • Um monitor é fixado na câmera, num ângulo de 90º em relação ao seu eixo.
  • Nele, um software de computador (que pode ser baixado na internet) gera o texto a ser lido pelo apresentador.
  • Este texto tem sua imagem refletida num espelho montado num ângulo de 45º com relação à lente da câmera. Além disso, a semitransparência do espelho permite a quase total captação da luz pela câmera, não causando grandes danos à fotografia do programa.
  • O comunicador lê um texto que está exatamente no lugar da lente, o que possibilita a permanência do olhar do apresentador para o público.
  • Esse texto é "rodado" pelo operador de TP, que trabalha na velocidade do apresentador. As superfícies espelhadas têm, geralmente, 20cm de largura por 25cm de altura, onde comportam de 4 a 7 linhas de texto (5 palavras por linha, aproximadamente), o que pode ser alterado pelo tamanho da fonte.

É importante não utilizar de forma constante o TP em closes ou planos muito próximos do apresentador, pois o movimento de seus olhos (leitura da esquerda para direita) pode ser notado e a sensibilidade com o telespectador, perdida. Além disso, em entrevistas ou em programas de auditório, o comunicador deve saber não exagerar no uso do aparelho, de modo a olhar bastante para a plateia ou para o entrevistado durante a atração.

O teleprompter foi inventado para o aumento da naturalidade dos apresentadores perante os espectadores, mas mesmo assim, muitos não optam por sua ajuda. Grandes apresentadores da televisão brasileira ainda preferem suas próprias anotações em fichas ou qualquer pedaço de papel, utilizam cartazes do lado da câmera ou até escutam, por um ponto no ouvido, um áudio de sua fala gravada antariormente, e vão repetindo o discurso.

Neste link : http://www.metacafe.com/watch/878248/teleprompter_diy/ , você tem um exemplo mais claro de como funciona o aparelho e aprende a fazer seu próprio TP por menos de 50 dólares. "Mas que pechincha, ôe!"

Tereziiinhaaa...