sábado, 13 de março de 2010

Vamos aplaudiiiiir! - Tiago Leifert


Sabe o tal do futebol arte, moleque, envolvente? Aquele que você vê em frases do tipo:

"É gostoso ver o futebol alegre dos meninos do Santos, até pra quem não é santista . E depois do jogo, assistam a mais um capítulo inédito de "Vale a Pena Ver de Novo".
(Galvão Bueno)

Pois é, transferindo essa idéia para a apresentação de TV, temos Tiago Leifert, o atual apresentador e editor do "Globo Esporte" de São Paulo, uma espécie de talento "Zé Graça" do jornalismo esportivo.
Tiago conquistou seu espaço com notável inovação no campo esportivo da Globo; mas até garantir sua vaga na sombra, foi: repórter do "Desafio ao Galo" (campeonato de futebol de várzea), apresentador na TV Vanguarda, repórter de campo do Sportv e repórter do "Esporte Espetacular" (trabalhando também nas Olimpíadas de 2008); no meio disso, fez sua graduação em Jornalismo e Psicologia na Universidade de Miami (EUA).
Em janeiro de 2009, foi convidado para ser o novo editor e apresentador do Globo Esporte de São Paulo, com um desafio: mudar o formato da atração e gravar um programa piloto, tudo isso em apenas duas semanas. A missão foi cumprida, e o programa ganhou uma nova face. Humor e descontração passaram a ser muito valorizados, e a naturalidade de Tiago tomou o centro das atenções. Uma das grandes mudanças foi a total eliminação do TP.

"Eu não sou e não criei um personagem. Quero ser eu mesmo. Procuro falar com o telespectador como se estivesse falando com minha mãe em casa ou contando como foi um jogo de futebol em uma roda de amigos." (Tiago Leifert)

Desse modo, Tiago achou um diferencial na apresentação de programas esportivos, o que pode ser constatado em recursos como:
  • Usar inserts nas matérias : "Aí sim, fomos surpreendidos novamente" (Zagalo)
  • Jogar videogame no ar com craques nacionais
  • Compor músicas engraçadas para jogadores de futebol (funk do Val Baiano)
  • Mostrar os micos e erros do pessoal do programa, inclusive do próprio apresentador
  • Conduzir as matérias com cortes rápidos, acompanhadas de narração humorística
Ou seja, o Globo Esporte ampliou sua faixa de audiência conquistando mulheres, crianças, e principalmente, gente que nem gosta muito de futebol. Sem dúvida, uma aposta da Globo que deu certo.
Portanto, como diria Raul Gil com seu microfone dourado em punho: "Vamos aplaudiiiiir!"

Clique aqui e confira a espontaneidade e carisma de Tiago no "Programa do Jô".

Tereziiinhaaa...

sexta-feira, 5 de março de 2010

Escola de Talk Show




Para quem pensa que o caminho para se transformar em um apresentador de TV possui estágios prévios obrigatórios, como se tornar paquita da Xuxa, ser assistente de palco do Gugu, ter um filho com o Mick Jagger, vestir um vestido verde (bela aliteração, não?) e dançar junto com as "Chiquititas", ser ex-BBB ou participar de "Malhação" nos tempos do "Mocotó", o Senac de São Paulo mostra uma trajetória diferente e bem específica, com o curso "Apresentador de Talk Show - A Arte de Comunicar na TV".
É isso mesmo, Ana Maria, agora tem escola pra saber como dizer: "Acooorda meniiina, hoje tem bolo de cenoura com passas para o seu café da manhã nessa sexta-feira linda de sol. Mas antes, um recadinho do Juarez".
Brincadeiras à parte, o curso parece ser bem sério, o que pode ser verificado pelo conteúdo do seu programa. São tópicos como:
  • Técnicas de concentração e relaxamento
  • Criando personalidade própria no ar
  • Merchandising - vendendo produtos: aprofundamento nos textos
  • Implementando o bom humor
  • Técnicas de postura física e comportamental
Ele tem a duração de 1 mês e está com as inscrições abertas. O preço? Apenas R$ 965,00 (O.O) em barras de ouro, que valem mais do que dinheiro. Informações mais precisas você tem aqui.
É lógico que fazer um curso e se tornar um grande apresentador, ainda mais de talk show, são duas coisas bem diferentes e distantes. Nomes como, por exemplo, Ana Maria Braga, Oprah Winfrey, Sílvia Poppovic e Jay Leno não estão onde estão por causa de um certificado. Contudo, para quem está interessado na área, nunca é demais fazer um estudo especializante; além do mais, sempre há uma Luciana Gimenez no fim do túnel.

Estamos apresentando,
Tereziiinhaaa...