domingo, 8 de fevereiro de 2009

O melhor amigo do apresentador


Marlene: Você viu como o Zeca fala bonito no "Fantástico", Odete?
Odete: Eu reparei, Mah. Como ele decora aquilo tudo?
Marlene: Sei lá. Mas ele fica uma gracinha com aquele cabelo meio Sidney Magal.
Então, querida D. Odete, nem tudo o que o Zeca Camargo e a maioria dos apresentadores, principalmente de estúdio, falam é decorado. Na verdade, eles têm um grande aliado no processo de comunicação em frente as câmeras, o "Teleprompter".

O popular "TP", que chegou no Brasil em 1972, é um aparelho que permite aos apresentadores de tv lerem seus textos sem desviar os olhos da câmera. Mas como isso funciona? A ideia é simples:

  • Um monitor é fixado na câmera, num ângulo de 90º em relação ao seu eixo.
  • Nele, um software de computador (que pode ser baixado na internet) gera o texto a ser lido pelo apresentador.
  • Este texto tem sua imagem refletida num espelho montado num ângulo de 45º com relação à lente da câmera. Além disso, a semitransparência do espelho permite a quase total captação da luz pela câmera, não causando grandes danos à fotografia do programa.
  • O comunicador lê um texto que está exatamente no lugar da lente, o que possibilita a permanência do olhar do apresentador para o público.
  • Esse texto é "rodado" pelo operador de TP, que trabalha na velocidade do apresentador. As superfícies espelhadas têm, geralmente, 20cm de largura por 25cm de altura, onde comportam de 4 a 7 linhas de texto (5 palavras por linha, aproximadamente), o que pode ser alterado pelo tamanho da fonte.

É importante não utilizar de forma constante o TP em closes ou planos muito próximos do apresentador, pois o movimento de seus olhos (leitura da esquerda para direita) pode ser notado e a sensibilidade com o telespectador, perdida. Além disso, em entrevistas ou em programas de auditório, o comunicador deve saber não exagerar no uso do aparelho, de modo a olhar bastante para a plateia ou para o entrevistado durante a atração.

O teleprompter foi inventado para o aumento da naturalidade dos apresentadores perante os espectadores, mas mesmo assim, muitos não optam por sua ajuda. Grandes apresentadores da televisão brasileira ainda preferem suas próprias anotações em fichas ou qualquer pedaço de papel, utilizam cartazes do lado da câmera ou até escutam, por um ponto no ouvido, um áudio de sua fala gravada antariormente, e vão repetindo o discurso.

Neste link : http://www.metacafe.com/watch/878248/teleprompter_diy/ , você tem um exemplo mais claro de como funciona o aparelho e aprende a fazer seu próprio TP por menos de 50 dólares. "Mas que pechincha, ôe!"

Tereziiinhaaa...



2 comentários:

  1. Sempre odiei o Zeca Camargo, huauhauh..

    ResponderExcluir
  2. Legal, eu não sabia disso.........
    Eu ao contrário, gosto muito do Zeca Camargo!

    ResponderExcluir